7 Motivos para conhecer Gonçalves!

A Serra da Mantiqueira, que em Tupi significa “Gota de Chuva”, guarda verdadeiros tesouros naturais!!!

Gonçalves, integrante do Roteiro das Serras Verdes do Sul de Minas é uma cidade com relevo acidentado, com altas montanhas, vales profundos, aflorações rochosas de grande porte e muitos ribeirões compõem a belíssima paisagem local! Além de oferecer charmosas pousadas, com vistas maravilhosas!

Se você quer passar um final de semana romântico para descansar, ou com a família para conhecer uma cidadezinha aconchegante com muitas lojas para visitar e até mesmo se aventurar em trilhas em meio à natureza para picos e cachoeiras, está no lugar certo!

1- Cachoeira do Simão:  localizada a aproximadamente 6 km do centro, possui uma queda de aproximadamente 6 metros, disposta em dois “degraus” e deságua num ótimo poço para banho! Depois ela segue estreita, em um pequeno Cânion e passa sob a ponte da estrada.

Cachoeira do Simão

2- Cachoeira 7 Quedas: fica a 4 km do centro e através de uma trilha, você conseguirá avistar todas as quedas formadas pelo ribeirão. A mais bonita da cidade. Localiza-se dentro de uma propriedade particular, onde deve-se pagar a taxa de visitação no Quiosque 7 Quedas.

Uma das Quedas da Cachoeira 7 Quedas

3- Cachoeira do Cruzeiro: última queda seguindo a trilha das 7 Quedas, tem um ótimo poço para banho.

Cachoeira do Cruzeiro

A cidade ainda conta com  mais cachoeiras abertas à visitação, como: das Andorinhas, Ponte do Retiro e dos Henriques.

Inserida na região serrana, Gonçalves não poderia deixar de nos oferecer trilhas para lindos mirantes e picos!

4- Pedra do Forno: situada dentro de uma propriedade particular, onde se paga uma taxa de preservação no Restaurante do Zé Ovídio e Glória é uma das mais famosas da região. Na trilha cruzamos com riachos e no início é ladeada por Araucárias. Com 1970m de altitude proporciona uma magnífica vista 360º.

Vista da Pedra do Forno

No seu topo ainda há uma capela em homenagem a Nossa Senhora Aparecida e toda Sexta-Feira Santa há uma procissão até lá, e no caminho de 2 km, há 7 paradas, onde rezam o Pai-Nosso, representando a Via Crucis.

Capela no alto da Pedra do Forno

5- Restaurante Zé Ovídio e Glória: na volta, você não pode deixar de saborear uma deliciosa comida mineira, preparada em fogão à lenha, com ingredientes da região, como o pinhão por exemplo.

Outros mirantes que você pode visitar na região é o Mirante do Cruzeiro, Pedra Chanfrada e Pedra São Domingos.

Gonçalves está em pleno desenvolvimento turístico, mas ainda não perdeu seu “ar” de cidadezinha do interior. No pacato centro, podemos presenciar os moradores tocando viola e conhecer lojas especiais, cada uma com sua peculiaridade.

6-Senhora das Especiarias: é uma loja especializada na produção artesanal de geleias, antepastos, molhos e temperos, com prateleiras cheias e uma mesa com todos os produtos abertos para degustação.

Fernanda Kurebayashi – Foto de A Senhora das Especiarias

7- Padaria São Francisco: outro cantinho encantador, onde seu porão foi transformado em um ambiente para leitura.

Foto: Padaria São Francisco

Outros locais incríveis são o Bar do Marcelo, uma cachaçaria com inúmeros rótulos, a Santa Villa, onde você pode tomar um sorvete ou apreciar um delicioso chocolate, A Pioneira, onde você encontrará doces, geleias, cervejas artesanais da região, biscoito e muito mais!

Confira nossa agenda!

Contato

Marque sua próxima viagem

Precisa de mais informações?

Entre em contato agora mesmo






Fale Conosco

Entre em contato que nós iremos tirar todas as suas dúvidas e fazer sugestões para melhorar ainda mais a qualidade do seu passeio.

  • Telefone:
    (11) 97453-5850
  • Email:
    contato@trilhegal.com.br