Você já ouviu um canto metálico na Mata Atlântica?

Foto: Ornithos

A araponga é encontrada do Pernambuco, sul da Bahia, Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sul de Mato Grosso do Sul e regiões vizinhas da Argentina e Paraguai.

O seu nome se origina da língua Tupi e significa ara=pássaro e ponga=soar. Seu canto de tom metálico é parecido com um martelo batendo em uma bigorna e outro, mais suave, parecido com uma lima sobre ferro. Os machos são exímios cantores na época do acasalamento e são considerados a voz da Mata Atlântica.

O macho é branco com o papo e cara verde-azulada e a fêmea possui tons de verde, cinza e amarelo, sendo um pouco menor que seu parceiro.

Foto: passaro.org

Essas aves estão entre as mais eficientes disseminadoras de sementes de cujos frutos se alimentam, desempenhando um importante papel  de dispersão de espécies vegetais na mata. Isto porque a germinação das sementes não é prejudicada ao passar pelo sistema digestivo dessas aves, podendo até mesmo ser potencializada.

Está ameaçada de extinção, principalmente no Estado de São Paulo, devido à captura ilegal para aves de gaiola e a crescente destruição de seu habitat.

Outros nomes populares: guiraponga, uiraponga, pássaro ferreiro e ferrador

Nome Científico: Procnias nudicollis

Família: Cotingidae

Ordem: Passeriformes

Reprodução: o ninho, em forma de tigela rasa torna-se maternidade oficial por vários anos. A fêmea constrói o ninho e cria os filhotes, normalmente põe apenas um ovo. O período de incubação é de 23 dias e os filhotes saem do ninho com quase um mês de vida.

Contato

Marque sua próxima viagem

Precisa de mais informações?

Entre em contato agora mesmo






Fale Conosco

Entre em contato que nós iremos tirar todas as suas dúvidas e fazer sugestões para melhorar ainda mais a qualidade do seu passeio.

  • Telefone:
    (11) 97453-5850
  • Email:
    contato@trilhegal.com.br