Você sabe se vestir para uma trilha?

Foto: freepik.com

Sua vestimenta dependerá do clima, vegetação, relevo e nível de dificuldade onde irá trilhar. Aqui estamos tratando de trilhas em nosso imenso e lindo Brasil.

Na primavera/verão o ideal são roupas leves e tecidos que controlem a transpiração, calor e sequem rápido. Hoje em dia há várias tecnologias, como os tecidos Dry-FIT (Tecnologia Inovadora Funcional), que são muito usados em camisetas e algumas marcas já possuem proteção solar no próprio tecido. Para calças o ideal é o tecido “Tactel”, que também absorve o suor e seca com facilidade e há modelos de calças que possuem ziper nas pernas e “viram bermuda”, uma ótima sacada, pois você terá 2 peças de roupa em uma só!

Camiseta Dry fit e calça de Tactel

Agora se a trilha for muito fechada com vegetação espinhosa, o ideal é usar calças de tecido Rip Stop (do Inglês “Parar Rasgo”), são mais grossos que o Tactel e mais difíceis de rasgar, caso um espinho faça um furo, esse não aumentará com o passar do tempo; mas em contra partida também demoram mais para secar.

Calça em tecido Rip Stop

Se a caminhada for em ambiente mais exposto, sem cobertura vegetal, é importante usar boné ou chapéu para proteger do sol e também óculos escuro.

Mudando a estação para outono/inverno seu “guarda-roupas de trilha” também precisará de mais algumas peças importantíssimas para essas épocas mais frias, já que normalmente as trilhas são em montanhas, que ficam mais expostas ao vento e algumas possuem altitudes mais elevadas, o que faz diminuir ainda mais a temperatura.

Com as inovações que surgiram no mercado você pode se vestir em “camadas”, dispensando casacos pesados e que limitam movimentos. Vejam abaixo como funciona:

1- Camiseta Dry-FIT: absorvem o suor e secam rapidamente, trazendo maior conforto.

2- Blusa Segunda Pele (1ª camada/Quechua): sua função é reter o calor, também é respirante, mantendo a pele seca.

3- Blusa ou Casaco de Fleece (2ª camada/Quechua): responsável por aquecer o corpo. É leve, macio e fica bem pequeno quando dobrado e não amassa! Também permite a respirabilidade.

4- Corta Vento ou Anorak (3ª camada/Quechua): jaqueta impermeável e sua função é apenas proteger da chuva e do vento, não possui função para aquecer. Também possui tecnologia para manter o corpo seco e são compactos e leves quando dobrados.

E não será só seu tronco que deverá ser protegido do frio, suas pernas e pés também!

Há a calça segunda pele que sugiro usar por baixo da calça de Rip Stop, que fica bem quentinho.

Já para as meias, o importante, antes de comprar é verificar sobre o aquecimento, transpiração e secagem rápida. Há boas meias da marca Quechua.

Ahhh e não esqueça da touca, luvas e bandana tubular, que você poderá usar de várias formas.

Demonstração luvas, toucas e bandanas tubulares

Dicas úteis se você fizer um roteiro nas montanhas:

  • Use sempre protetor solar, o sol parece não queimar, mas queima!
  • Leve protetor labial ou manteiga de cacau e passe constantemente.
  • Bastão para caminhada: leve apenas se não houver escalaminhada na trilha, caso contrário irá atrapalhar.

Com essas dicas, basta escolher o destino de sua próxima aventura!

Contato

Marque sua próxima viagem

Precisa de mais informações?

Entre em contato agora mesmo






Fale Conosco

Entre em contato que nós iremos tirar todas as suas dúvidas e fazer sugestões para melhorar ainda mais a qualidade do seu passeio.

  • Telefone:
    (11) 97453-5850
  • Email:
    contato@trilhegal.com.br