Segundo o Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.
O ecoturismo nasceu como movimento ambiental mundial no final de 1970, em resposta às preocupações com o desenvolvimento econômico, à devastação do meio ambiente e as questões sociais provocadas pelo turismo em massa. No Brasil, o conceito foi introduzido pelo EMBRATUR em 1985.
O Turismo Ecológico ou Ecoturismo respeita e preserva o equilíbrio do meio, fomentando a educação ambiental, minimizando o impacto e integrando a comunidade local com sua cultura e culinária, oferecendo oportunidades para troca de valiosas experiências e vivências, que são muito enriquecedoras para os turistas.
Então, praticar o ecoturismo não é apenas a chegada no destino de preservação, mas sim todo o conjunto, que se inicia desde a escolha da empresa com quem você irá viajar, do local da viagem, do meio de hospedagem, da proposta do roteiro, do respeito com a cultura, diversidade local, flora e fauna, da responsabilidade com o seu próprio lixo, assim como não retirar nada da natureza.
Ecoturismo é sinônimo de sustentabilidade, levando empregos a pequenos vilarejos ao redor de todo o mundo, evitando que estes dependam financeiramente de atividades ilícitas, como o extrativismo e contrabando de animais silvestres, cumprindo assim uma ação social, permitindo crescimento dessas regiões e possibilitando a preservação do meio ambiente.
Atualmente, há um conflito constante entre as políticas públicas para refrear o desmatamento em várias localidades brasileiras com interesse em agricultura, pecuária e mineração. Diversos desses lugares possuem significantes atrativos naturais e o turismo ecológico pode ser uma ótima opção para assegurar a preservação da natureza, juntamente com o crescimento da economia.
Entrar em contato com a natureza é uma experiência sem igual, que já foi comprovadamente benéfica para a nossa saúde e cada vez mais pessoas buscam essa prática, fazendo com que esse segmento cresça ano após ano dentro do mercado do turismo.
Você pode entrar para esse mundo através de diversas atividades, como o trekking, hiking, ciclismo, canoagem, rapel, canyoning, rafting, observação de aves, entre outras.
O Brasil é maravilhoso e oferece inúmeros destinos: praias, cachoeiras, montanhas e biomas como a Mata Atlântica, Cerrado, Floresta Amazônica, Caatinga e Pantanal, basta você escolher seu destino e fazer as suas malas, lembrando sempre dos princípios do Ecoturismo!
Sem sombra de dúvida, essa será uma tendência para um amanhã florido e andando de mãos dadas à regeneração no nosso planeta!