Bertioga, que em Tupi significa “Casa do Muriqui”, está localizada a 115 km da capital paulista, na Baixada Santista. É um lugar que você quer sempre voltar para viagem de um dia ou aos finais de semana.
Bertioga não é só praia! A região tem muita história para contar, sambaquis, batalhas entre as tribos Tupiniquim e Tupinambá, construção de fortes, o alemão Hans Staden que quase foi devorado pelos indígenas, além de muitas trilhas pela floresta, desvendando cachoeiras incríveis!
Praias mais desertas ou mais badaladas, para surf ou para passar o dia com a família! Basta apenas escolher seu estilo entre as seis principais praias que o município abriga:
1- Praia da Boraceia: com uma larga e plana faixa de areia, faz divisa com São Sebastião. É urbanizada e nos seus 5km de extensão oferece quiosques e campings.
2- Praia de Guaratuba: uma das mais extensas, com 8 km e mar calmo. O Rio Guaratuba deságua no canto esquerdo. Possui um condomínio de casas em sua orla.
3- Praia de Itaguaré: a mais preservada da região, localizada dentro da área do Parque Estadual Restinga de Bertioga. Além de ser procurada por surfistas, ao longo de seus 3 Km oferece bons pontos para banho e pesca. O Rio Itaguaré deságua nessa praia, fazendo divisa com a Praia de Guaratuba.
4- Praia de São Lourenço: a praia da Riviera de São Lourenço é uma das mais urbanizadas de Bertioga. Possui várias casas e prédios e toda sua orla é desenhada por gramado com coqueiros. Mar calmo atrai diversas famílias, mas também há campeonato de surf nas ondas que se formam próximo ao píer.
5- Praia do Indaiá: continuação da praia da Enseada, faixa de areia batida e larga, leva a um costão verdejante no canto esquerdo, o Morro da Enseada. Oferece pouca estrutura e águas calmas.
6- Praia da Enseada: a mais extensa de Bertioga, com 12 km vai do centro ao bairro do Indaíá. Faixa de areia larga, plana e bem movimentada. Localiza-se na área mais urbanizada da cidade e em alguns meses infelizmente fica imprópria para banho.
Você também não pode deixar de conhecer a história e visitar o Forte São João, que ainda está de pé e é um museu, diferente do Forte São Felipe, do outro lado do canal de Bertioga, no Guarujá, que restaram apenas ruínas das muralhas, já tomadas pela vegetação. Esses fortes foram erguidos na época que a França tomou a Baía de Guanabara – RJ e pretendiam tomar o Brasil de Portugal.
Falando mais um pouquinho sobre história, dê uma passadinha nas ruínas da Ermida de Santo Antônio de Guaibê, construída em 1560 e utilizada para a catequização dos indígenas. Um dos ilustres Jesuítas que passou por ela foi o Padre José de Anchieta. Essas ruínas estão também do lado do Guarujá, então para isso você precisará atravessar a balsa ou contratar um barco.
Que tal um passeio de escuna pelo canal de Bertioga, no manguezal formado pela foz do Rio Itapanhaú! Possui cerca de 40 km de extensão, com belas paisagens, algumas casas luxuosas e restaurantes.
Bertioga está em meio à Mata Atlântica, portanto boas trilhas para praticar ecoturismo não poderiam faltar!
O Parque Estadual da Restinga de Bertioga é a reserva natural de restinga de maior conservação do país e faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Bertioga, ambos criados em 2010.
Ambos possuem pouco mais de 31 mil hectares, com florestas intocadas, cachoeiras e rios transparentes, além de uma infinidade de espécies de aves, répteis e mamíferos, algumas delas só encontradas em Bertioga e região. Reúnem áreas montanhosas, manguezal, restinga e praia, oferecendo uma experiência única às pessoas que os visitam!
Experimente a Remada nos 2 Rios, Trilha do Guaratuba, a Trilha d’Água, a Trilha da Torre 47, o Complexo de trilhas do Vale Verde, a Cachoeira do Elefante ou a Trilha do São Lourenço e sinta o poder transformador da natureza!
Agora que você já tem várias dicas do que fazer em Bertioga, mochila nas costas e partiu aventura!
Conte com a Trilhe G.A.L. que possui diversos roteiros elaborados especialmente para você!