Ubatuba possui centenas de praias e mantem recônditos praticamente intocados em sua acidentada encosta. O município conta com três Parques de preservação ambiental, sendo o maior deles o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, que contempla uma área de 47.500 ha, abrangendo 80% do território total do município.
Além da riqueza natural, o núcleo tem, como uma de suas principais características, a presença de comunidades tradicionais caiçara e quilombola.
A trilha que dá acesso à Cachoeira da Água Branca era uma alternativa de travessia entre o litoral e o planalto e, por isso, é marcada por histórias que remontam séculos atrás. Além disso, a Cachoeira da Água Branca possui uma queda de quase 200m e é considerada um patrimônio para a população local, tanto do ponto de vista ambiental, como histórico e cultural.
Localizada no extremo sul de Ubatuba, é a maior cachoeira do Estado de SP. Com alto grau de dificuldade, iniciando pela Cachoeira da Renata, seguindo por trecho de trilha, em meio a Mata Atlântica com sua rica biodiversidade, o caminho cruza algumas vezes o Rio Água Branca revelando alguns poços em seu percurso até chegar em seu destino.
EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA
A caminhada começa mais plana, com travessia do Rio Água Branca diversas vezes, então iremos caminhar com o pé molhado praticamente desde o início. Não haverá tempo para troca de calçado para cruzar o rio, devido ao nível da trilha. Subida intensa com 500 metros de desnível em 5km. Significa que subiremos 500 metros de altitude em 5km, sendo que o trecho mais próximo à cachoeira é mais íngreme. Não é necessário experiência em trilha, mas é importante estar com bom preparo físico e ter espírito de aventura. Trabalhamos em grupo, onde ninguém fica para trás.
Com a Trilhe você contará sempre com 2 experientes profissionais, que fazem o que amam e auxiliarão no decorrer da trilha, garantindo sua segurança e que sua experiência seja descontraída e única!