Você sabia que o Parque Estadual da Serra do Mar é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica? Criado em 1977, o Parque possui 332 mil hectares e protege 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro até o litoral sul do estado, sendo o maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil.
Entre as 1.361 espécies de animais e aproximadamente 1200 tipos de plantas registradas em sua área, encontram-se protegidos animais e vegetais em risco de extinção como o macaco-prego, a onça-pintada e a palmeira juçara, além de preservar nascentes, formadoras de importantes bacias hidrográficas.
Para melhor administração do Parque, ele foi dividido em 11 núcleos e você terá a oportunidade de visitar o Núcleo Itutinga-Pilões (Cubatão), que abrange os municípios de Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, São Bernardo do Campo, Santo André, São Paulo e Mogi das Cruzes.
A Cachoeira da Cascata despenca do alto de um rochedo, desenhando seu caminho e construindo um belo cenário, com a floresta tropical compondo essa paisagem notável. Você também terá uma visão diferente das Rodovias Anchieta e Imigrantes, que serão vistas por baixo, onde é possível ver parte da estrutura de suas pilastras e pontes.
História também fará parte dessa aventura e você poderá ver as ruínas de uma vila operária, que era a morada de trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Itutinga, criada para o fornecimento de energia para a Fábrica Santista de Papel, localizada hoje no bairro Vila Fabril, em Cubatão. O conjunto de ruínas é composto pelo antigo Hospital, Cadeia, Fábrica de Doces e o Casarão da Vila, onde atualmente está o Centro de Visitantes do Núcleo!
Além do privilégio de estar em meio à história do desenvolvimento econômico do município de Cubatão, no final da visita poderemos dar um mergulho revigorante no Rio Pilões, que é muito importante, pois abastece 80% da região metropolitana da Baixada Santista.
EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA
Caminhada em estradas de terra sem muita inclinação, sem obstáculos. Não é necessário ter experiência em trekking, mas é importante gostar de caminhar. Trabalhamos em grupo, onde ninguém fica para trás.
Com a Trilhe você contará sempre com 2 experientes profissionais, que fazem o que amam e auxiliarão no decorrer da trilha, garantindo sua segurança e que sua experiência seja descontraída e única!