Você sabe o que é impacto mínimo?
São princípios que estão estreitamente ligados à moral e à educação; mas também pode ser um assunto desconhecido para trilheiros e nesse caso as consequências podem ser desastrosas.
Sempre que planejamos uma trilha ou um acampamento, separamos os equipamentos e nos certificamos que não estamos nos esquecendo de nada. Assim como devemos ter a preocupação de que nossa aventura não prejudicará o meio ambiente.
Se você não tem experiência, o acompanhamento de um profissional é extremamente importante. Um guia experiente cuidará de todos os pormenores e garantirá a segurança do grupo e da natureza, preparando você para uma próxima viagem.
A Trilhe vai te dar dicas para minimizar o impacto, baseadas no conceito do Leave no Trace – Center for Outdoor Ethics, que inspira pessoas a aproveitar a natureza com responsabilidade:
Planeje: pesquise sobre o local que irá trilhar e conheça suas regras. Evite grupos enormes e a alta temporada. Atente-se à previsão do tempo e prepare-se para condições extremas e emergências. Sempre que possível, leve gps e saiba como usá-lo.
Caminhe e Acampe em Superfícies Duráveis: ande no meio da trilha, evitando a criação de novos caminhos. Se não houver trilhas ou acampamentos estabelecidos, caminhe e acampe em rocha, cascalho, gramíneas secas ou terra.
Tudo que vai, volta: o que você levar para a trilha deverá voltar (lixo, papel higiênico, restos orgânicos), se não houver como enterrar as fezes (em buracos de 20 cm de profundidade e afastados pelo menos 60 metros da água), use o shit tube – tubo para armazenar corretamente os dejetos nas trilhas.
Deixe o que encontrar: deixe pedras, conchas, plantas e demais objetos naturais onde estavam. Não introduza espécies exóticas.
Respeite a vida selvagem: não manuseie animais selvagens, mantenha-os longe e não os alimente. Proteja seus equipamentos e mantenha mochilas e barracas fechadas, pode aparecer algum animalzinho curioso e entrar onde não deve.
Minimize o uso de fogueiras: em todos os parques brasileiros, as fogueiras são proibidas. Para cozinhar, use fogareiros; quando fogueiras forem permitidas, utilize os locais pré-determinados, faça fogueiras pequenas e nunca derrube árvores para conseguir lenha, pegue o que estiver no chão. Queime sempre toda a lenha e carvão até restarem cinzas, certifique-se que a fogueira está apagada antes de partir.
Seja amistoso com outros trilheiros: dê passagem e respeite a paz fazendo o menor barulho possível, jamais use caixas de som numa trilha!
Não deixar rastro é de suma importância para a natureza, pois a deixamos como ela está. Não deixar rastro é sobre pessoas e sobre o respeito ao próximo e ao meio ambiente.
Apesar dos acidentes que ocorrem e de turistas irresponsáveis, o ecoturismo tem muitos impactos positivos, conscientizando novos viajantes sobre a importância dos biomas, levando trabalho à lugares remotos e valorizando os costumes locais.
Bom, agora você conhece os princípios de menor impacto ambiental, então vamos colocar em prática numa próxima trilha!
Mochila nas costas, bota no pé e partiu para a aventura na natureza!