7 Dicas Cruciais para Iniciantes em Trilha

Muitas pessoas querem iniciar no mundo das trilhas, mas não sabem como. Não há um manual para isso, mas boas dicas ajudarão nas escolhas e podem evitar que você passe um baita perrengue. Confira abaixo:

 

1- Escolha trilhas autoguiadas

São Paulo conta com mais de 30 Parques Estaduais, além de diversas reservas particulares com trilhas para agradar diferentes gostos. Trilhas autoguiadas, geralmente, possuem placas indicativas, garantindo que você não se perca na mata. Trilhe com segurança dentro de parques e propriedades, até mesmo sozinho(a)*, mas sempre informe amigos ou familiares onde será seu destino.

*O ideal é sempre ir acompanhado(a)

 

2- Verifique o nível de intensidade

Existem trilhas leves, intermediárias e difíceis, variando em distância, dificuldade do terreno que se caminha, por exemplo, dentro de riachos, sobre pedras, escalaminhada (auxílio das mãos para superar obstáculos), subidas íngremes, etc. Analise sua condição física e escolha o nível apropriado para você. O ideal é escolher trilhas entre leve a intermediário e ir subindo o nível conforme vai adquirindo experiência.

 

3- Se bater a insegurança de ir só?

Mesmo que você escolha uma operadora de ecoturismo e vá com um grupo, pensamentos como: “eu não conheço ninguém” ou “e se eu não conseguir acompanhar o grupo” podem bater, mas não se preocupe! Trilheiros são solidários e incentivadores!

Importante também verificar a idoneidade da empresa que vai contratar, pois infelizmente tem muitos picaretas no mercado. Pesquise se há reclamações no Reclame Aqui, solicite o registro no Cadastur e o CNPJ da empresa e faça uma busca na internet.

E NUNCA faça trilhas fora de parques ou propriedades sozinho(a).

 

4- Principal ingrediente: Disposição

Ahhh sim, a DISPOSIÇÃO é muito importante para te fazer dar o primeiro passo, que é acordar cedo no Sábado ou Domingo para se dirigir até o local da trilha e caminhar alguns quilômetros em meio à natureza. Experimente! Aposto que depois da primeira vez, você fará questão de pular da cama e seguir feliz para seu destino!

 

5- Mas com que roupa eu vou?

O ideal é usar calça de tactel ou ripstop, camiseta de dryfit, blusa de fleece, boné ou chapéu. Mas se você ainda não tem esse tipo de roupa, pode colocar sua legging, camiseta de algodão e blusa de moletom mesmo. Importante lembrar que seu corpo deve sempre estar protegido, então é legal usar uma meia mais longa para cobrir a canela.

Depois que trilhar a primeira vez e se perguntar o porquê não tinha começado antes, aí sim você pode começar a comprar roupas adequadas e com o passar dos anos irá perceber que terá mais roupas de trilha do que para sair.

A loja com o melhor custo x benefício hoje é a Decathlon.

 

6- Consigo usar meu tênis mesmo?

Sim, você conseguirá usar seu tênis, mas claro que não terá tanta aderência em determinados terrenos, com lama, por exemplo.

Uma boa bota para trilha é mais importante até que a roupa que irá vestir. Botas para trilha foram desenvolvidas exclusivamente para proteger o seu pé. Possuem biqueiras reforçadas, cano alto para evitar entorses, tecnologia para controle de temperatura e umidade, geralmente são leves e confortáveis e algumas são impermeáveis.

É um investimento importante para evitar possíveis acidentes.

Também conseguirá achar botas na Decathlon, mas marcas como Vento e Salomon tem durabilidade maior e melhor qualidade de solado.

 

7- O que preciso levar?

O que deve se ter em mente é que suas mãos deverão sempre estar livres, portanto uma mochila com duas alças é o ideal (não usar alça transversal). Os itens básicos para uma caminhada de um dia são: água, lanche de trilha*, repelente, protetor solar, kit de primeiros socorros e remédios de uso pessoal (analgésico, antialérgico, etc), capa de chuva, óculos de sol, câmera fotográfica ou celular. Legal também levar uma pequena faca ou canivete e lanterna.

O bastão para caminhada é um item interessante, além de reduzir em até 30% o peso do corpo em subidas e descidas, também ajuda a dar equilíbrio.

Ah! Não esqueça uma troca de roupa e calçado extra. É sempre bom levar, pois você pode ser surpreendido(a) por uma chuva inesperada ou molhar/sujar de lama seu calçado. Esses itens poderão ficar no seu carro.

Opções para lanche de trilha: pão de forma ou bisnaguinha com patê ou frios, maçã, banana, suco de caixinha, Gatorade, castanhas, frutas secas, barrinha de cereal, chocolate (energia), bolachas, salgadinho, rap10 com atum (preparar na hora de comer), etc.

Obs: uma opção que estou levando atualmente é um mix de azeitona, tomate cereja e ovos de codorna temperados com azeite, sal e orégano.

Agora que já sabe como começar, é só escolher sua trilha e partir para natureza!

Contato

Marque sua próxima viagem

Precisa de mais informações?

Entre em contato agora mesmo






Fale Conosco

Entre em contato que nós iremos tirar todas as suas dúvidas e fazer sugestões para melhorar ainda mais a qualidade do seu passeio.

  • Telefone:
    (11) 97453-5850
  • Email:
    contato@trilhegal.com.br