Salesópolis, 7 motivos para você conhecer esse destino incrível

Salesópolis, ou “Cidade de Sales”, em homenagem ao então Presidente da República Campos Sales, está localizada na região leste da Grande São Paulo, a aproximadamente 100 km da capital paulista.

Fixada na Serra do Mar, possui 98% de sua área protegida pela Lei de Proteção dos Mananciais, que regula o uso do solo, preservação das nascentes e recursos hídricos.

Abriga nada mais, nada menos do que a Nascente do Rio Tietê, o rio mais importante de todo o Estado de São Paulo.

Não só o Parque Nascentes como também o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Padre Doria oferecem muitas atividades na natureza.

Situada no caminho entre Mogi das Cruzes e Taubaté, a então Vila São José do Paraitinga era formada por comércios e servia como ponto de descanso para tropeiros que se destinavam a São Paulo.

Com muita história para contar, Salesópolis tornou-se município em 1857 e ainda possui diversos casarões históricos, ruínas e senzala que podem ser visitados nos dias de hoje.

Então para você ficar ainda mais com vontade de conhecer essa pacata cidade, vamos te dar 7 motivos inspiradores!

Foto: www.salesopolis.sp.gov.br

1- Parque Estadual Nascentes do Rio Tietê

Localizada a 1027m de altitude, em meio à Mata Atlântica, a nascente do Rio Tietê, que em Tupi significa “Água Verdadeira” é um marco histórico do Estado de São Paulo.

Cercada pela floresta, que é lar de muitos animais, o local conta com 1,34 milhão de m², quatro trilhas: a da Nascente, onde você pode beber da água cristalina que brota do chão, a Trilha da Araucária, da Pedra e do Bosque, além da Sala das Águas, onde é possível analisar as amostras do Tietê, que sinalizam a alteração na cor da água, ao longo dos municípios por onde o rio cruza. E também o Museu Iconográfico, com fotos sobre diversos aspectos do rio; a época em que era navegável e abrigava competições de remo; as cidades que percorre e a eclusa de Barra Bonita.

 

Foto: Bruna Gramolelli

2- Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Padre Dória

Foi criado em 2014, com o intuito de resguardar os valores históricos, culturais, paisagísticos e ambientais reunidos no alto da Serra do Mar. Suas florestas, criam paisagens incríveis e abrigam nascentes importantes que formam bacias hidrográficas do Paraíba do Sul, Alto Tietê e Litoral Norte.

Em 1832, o Padre Manoel de Faria Dória abriu o primeiro caminho ligando São Sebastião, no litoral norte, à Salesópolis, depois seguia até São Paulo. O objetivo dessa antiga estrada era o comércio, mas após a morte do Padre Doria, transformou-se numa rota de escravos.

O Parque possui várias trilhas ecológicas, como a do Guardião, Poço Bonito, Rio Pardo, Cachoeira do Funil, entre outras. Para percorrer as trilhas é necessário efetuar o agendamento.

 

Cachoeira da Pedra Branca / Foto: salesopolis.sp.gov.br

3- Parque do Pinheirinho

Localizado a 10 km do centro, o parque possui área de 300 hectares, onde existe florestas naturais e reflorestamentos de araucárias, pinheiros e eucaliptos. Ao longo do pinheiral, a água foi represada, formando uma prainha. O parque fica às margens da Represa do Rio Tietê e também abriga a Cachoeira do Tobogã e a da Pedra Branca.

 

Foto: museu.cultura.gov

4- Museu da Energia – Usina Parque

Em 1911, iniciou-se a construção de uma hidrelétrica na Cachoeira dos Freires, localizada no Rio Tietê. Construíram uma barragem, a casa de máquinas e a casa do operador da usina e o maquinário foi todo importado da Alemanha e trazido de navio.

Inaugurada em 1913, a hidrelétrica gerava energia para cidades como Mogi das Cruzes, Salesópolis e Caçapava.

Hoje, o Museu da Energia está situado num pequeno parque e ocupa uma propriedade de 156 hectares, abrigando remanescentes de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração e área de plantação de pinus, onde existe algumas trilhas.

 

Foto: Restaurante Senzala

5- Casarão Senzala

Hoje o local é um dos restaurantes mais conhecidos da região, que foi construído de Taipa de Pilão e Pau a Pique. Serviu como ponto de repouso para os comerciantes vindos da Capital e do Vale do Paraíba, que percorriam o caminho conhecido como Rota do Sal, para se dirigir ao litoral. O casarão serviu também para compra e venda de escravos.

 

Foto: mogiemfoco.com

6- Casarão do Café

Antiga Fazenda de Café, que do “ouro negro” só deixou lembranças. Os atuais donos abrem suas portas ao turismo e com agendamento é possível tomar um delicioso café da manhã da roça, caminhar por trilhas, chegando às margens do Rio Paraitinga e conhecer a roda d´água, que move um moedor de cana.

 

Foto: Cachoeira da Porteira Preta

7- Cachoeira da Porteira Preta

De fácil acesso, na rodovia que liga Salesópolis à Rodovia dos Tamoios, a cachoeira possui duas quedas principais e poços para um refrescante banho. Em finais de semana quentes e feriados fica bem cheia. Há uma lanchonete no local.

Agora você já possui motivos fascinantes para conhecer essa cidade tão cheia de vida! Confira nossas saídas para a região!

Contato

Marque sua próxima viagem

Precisa de mais informações?

Entre em contato agora mesmo






Fale Conosco

Entre em contato que nós iremos tirar todas as suas dúvidas e fazer sugestões para melhorar ainda mais a qualidade do seu passeio.

  • Telefone:
    (11) 97453-5850
  • Email:
    contato@trilhegal.com.br