Jaguariaíva e incríveis cânions: 7 motivos para desbravar essa cidade!

Fazenda Cercado Grande

 

Jaguariaíva está localizada no nordeste do Paraná, a aproximadamente 400km da capital de São Paulo. A cidade surgiu através dos bandeirantes e principalmente dos tropeiros, que levavam gado de Viamão no Rio Grande do Sul, através do histórico Caminho de Sorocaba, até a feira da cidade de mesmo nome.

Com forte vocação para o ecoturismo, é um lugar repleto de belezas naturais, com seus cânions e cachoeiras, inseridos nos Campos Gerais do Paraná, uma vegetação de campos de cerrado protegidos pela APA da Escarpa Devoniana.

Cânion Rio Jaguariaíva

 

Abriga o 8º cânion mais extenso do mundo, o cânion do Rio Jaguariaíva, que em Tupi significa “Rio da Onça Brava”, com 10km de ponta a ponta e seus paredões de arenito que chegam até 80 metros de altura.

Uma pequena e aconchegante cidade que além de muitas belezas naturais, abriga também inúmeras construções históricas, como a antiga estação, igrejas, Complexo Industrial e Palacete Matarazzo.

Vamos dar a você 7 motivos para desbravar a ainda pouco conhecida Jaguariaíva! Se é conexão com a natureza numa cidade pacata que busca, essa é a pedida certa!

Cachoeira Lago Azul

 

1- Parque Municipal Lago Azul

É um rico complexo de cânion e cachoeiras, com águas cristalinas e esverdeadas, formadas pelo Ribeirão Lajeado Grande.

A deslumbrante Cachoeira Lago Azul é alcançada facilmente, cruzando a ponte de madeira sobre o rio. Você ainda poderá conhecer a Cachoeira das Andorinhas e a Cachoeira Véu de Noiva, que despenca dentro do cânion, num paredão de 70 metros, proporcionando um cenário paradisíaco!

Mas a melhor aventura é adentrar o cânion e chegar até os pés da cachoeira, uma experiência que você vai levar por toda a vida

Cânion Malvinas

 

2- Aquatrekking Malvinas

O Complexo de Cachoeiras Malvinas é formado pelo Rio Sabiá, onde suas cachoeiras caem dentro do cânion, com seus paredões de até 50 metros de altura. A paisagem é composta por enormes samambaiaçus, num recôndito lugar de tirar o fôlego, onde você vai descobrir a Cachoeira Secreta!

Complexo Cachoeira Escadinha

 

3- Cachoeira da Escadinha

Aqui também temos um complexo de cachoeiras numa propriedade particular chamada Fazenda Restingão. Composto pela Cachoeira da Escadinha, Cachoeira do Lucio e o Poço Quente, com ótimos caldeirões para banho, águas translúcidas, paisagens rurais, com florestas e cânion para completar a beleza do local!

Rafting do Encanadão

 

4- Parque Estadual do Cerrado

Foi criado em 1992 para conservar remanescentes de Cerrado na região dos Campos Gerais do Paraná. Possui 2 trilhas, uma para o Mirante do Cânion Jaguariaíva e a outra para a Cachoeira do Ribeirão Santo Antônio ou Cachoeira do Cerrado, com 40m de altura.

O Rafting do Encanadão, com 18km de extensão, percorre o Rio Jaguariaíva e tem seu trecho principal em meio aos imensos paredões de até 80m de altura do monumental cânion Encanadão, dentro do Parque Estadual do Cerrado.

Cachoeira do Butiá

 

5- Parque Estadual do Vale do Codó

É um dos mais novos Parques Estaduais do Paraná, criado em 2007 com 760 hectares e abriga o vale de mesmo nome, por onde corre o Rio Jaguariaíva e seu cânion, possui deslumbrantes afloramentos de rochas areníticas esculpidas pelo vento e pela chuva e belíssimas cachoeiras.

Por lá você vai encontrar o Mirante da Taça, de onde se consegue avistar a Cachoeira da Ilha, Mirantes do Planalto, das Torres, a Cachoeira e Lajeado do Butiá.

Cânion do Cadeado

 

6- Cânion do Cadeado

Localizado na divisa de Jaguariaíva e Piraí do Sul, na Fazenda Cercado Grande, o Cânion do Cadeado esbanja belas paisagens e interessantes formações rochosas como a Pedra a Taça Quebrada e a Pedra do Sapo.

Mirantes para o Rio das Cinzas e um belo banho na Cachoeira do Grotão completam esse roteiro!

Palacete Matarazzo

 

7- Tour Histórico e Cultural

Jaguariaíva conta muita história!
Do povo pré-histórico com as inscrições rupestres ao povo indígena Kaingang que habitava os Campos Gerais, entre outras nações.
O tropeirismo que transportava tudo com seus muares e a vinda da modernidade com a linha férrea Itararé – Uruguai, com entroncamento até São Paulo; da qual sobrou a antiga estação.
Casarões preservados, o Complexo Industrial Matarazzo, um frigorífico, que depois virou tecelagem. O Palacete Matarazzo, que era residência da família e hoje se tornou museu! Conheça um pouco da história do seu imenso país!

Inscrição Rupestre – Cânion do Cadeado

 

Lembrando que para esses roteiros indicamos a contratação de guias especializados, que você pode encontrar na Adventurous Friends!

A Trilhe vai para lá no feriado de 01/05/2023! Se você quer um roteiro cheio de aventura e conexão com a natureza, então vem com a gente!

Contato

Marque sua próxima viagem

Precisa de mais informações?

Entre em contato agora mesmo






Fale Conosco

Entre em contato que nós iremos tirar todas as suas dúvidas e fazer sugestões para melhorar ainda mais a qualidade do seu passeio.

  • Telefone:
    (11) 97453-5850
  • Email:
    contato@trilhegal.com.br